Boas-Vindas a Você, amigo(a) Visitante!

Blog SOLBATT contém relatos pedagógicos, editados pela educadora Solange da Cruz Battirola, durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, na Escola Estadual Senador Pinheiro Machado do município de São Luiz Gonzaga, bem como, registros fotográficos dos eventos em nossa Escola, alguns trabalhos e textos postados por nossos alunos(as).





Visitem e divulguem:

http://solbattsenador.blogspot.com/









Se tiver interesse em publicar seus trabalhos ou textos, escrevam um e-mail para:

solsolbat@bol.com.br






Nessa telinha de sonhos, fruto do nosso trabalho pedagógico, algumas vezes por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e, sem aviso prévio, despertam a ternura existente em nós. Pessoas especiais com quem trocamos idéias, ensinamos e aprendemos na apaixonante labuta do Ato de Educar... Cada visitante é muito especial!

Agradeço sua visita, se possível deixe um comentário e volte sempre!

Solange da Cruz Battirola









domingo, 12 de julho de 2009

XII OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA POR SOLBATT

ESCOLA SENADOR NA XII OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E AERONÁUTICA - OBA
Todos os alunos do turno da manhã já estão inscritos agora é só estudar!Aplicação da prova: 15.05.2009 - (primeiro período de aula).CONFIRA: www.oba.org.brCONTEÚDOS PARA ESTUDAR:Nível 2 (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental):Astronomia: 1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. A Terra como Esfera. 2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários. Calendários. 3) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés. 4) Reconhecimento de constelações e objetos celestes. 5) Conhecimento qualitativo dos objetos do Sistema Solar: os oito planetas, os planetas-anões, cometas, estrelas, buracos negros, etc. Astronáutica: 1) Veículos que andam pelos céus: aviões, foguetes e satélites. Sondas espaciais. Os satélites e foguetes brasileiros. 2) Atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. 3) O homem na Lua. Energia: 1) Educação Ambiental: Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. 2) Formas e Fontes de Energia. Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica.



CONTEÚDOS PARA ESTUDARNível 3 (6º ao 9º ano – Ensino Fundamental):Astronomia: 1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. Coordenadas Geográficas. 2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários. Calendários. 3) Climas terrestres, causas e repercussões. O dia e a noite em partes diferentes da Terra. As estações do ano. 4) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés. 5) Primeiras idéias sobre elementos químicos, substâncias, e a composição dos corpos. Composição da Terra, da Lua e dos outros corpos do sistema solar (planetas, cometas, asteróides, etc.). Composição das estrelas. 6) Como os corpos do Sistema Solar se distribuem no espaço e como eles se movem. Noções de gravitação. 7) Idéias sobre luz e sobre como ela é importante para astronomia. Os diferentes tipos de estrelas existentes. 8) Noções sobre o Universo e seus elementos. Histórico dos modelos geocêntrico e heliocêntrico. 9) O céu e a Terra como Esferas. Reconhecimento de constelações e objetos celestes. 10) História da Astronomia e da Ciência como um todo. Episódios específicos desta história. Astronáutica: 1) Veículos espaciais: ônibus espaciais, foguetes, satélites. 2) As conquistas espaciais atuais. O Homem na Lua. Exploração do Sistema Solar. A Estação Espacial Internacional (ISS). 3) Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? As instituições aeroespaciais brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os Foguetes brasileiros. 4) O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto. Energia: 1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição). 2) Energia e o Meio Ambiente. Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. 3) Eletricidade e alguns de seus aspectos técnicos. 4) Aspectos práticos sobre o consumo de Energia Elétrica. Leitura do medidor de consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Maiores informações, com a professora Solange Battirola ou no site: www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITE E ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO!

SOLBATT AGRADECE!