Boas-Vindas a Você, amigo(a) Visitante!

Blog SOLBATT contém relatos pedagógicos, editados pela educadora Solange da Cruz Battirola, durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, na Escola Estadual Senador Pinheiro Machado do município de São Luiz Gonzaga, bem como, registros fotográficos dos eventos em nossa Escola, alguns trabalhos e textos postados por nossos alunos(as).





Visitem e divulguem:

http://solbattsenador.blogspot.com/









Se tiver interesse em publicar seus trabalhos ou textos, escrevam um e-mail para:

solsolbat@bol.com.br






Nessa telinha de sonhos, fruto do nosso trabalho pedagógico, algumas vezes por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e, sem aviso prévio, despertam a ternura existente em nós. Pessoas especiais com quem trocamos idéias, ensinamos e aprendemos na apaixonante labuta do Ato de Educar... Cada visitante é muito especial!

Agradeço sua visita, se possível deixe um comentário e volte sempre!

Solange da Cruz Battirola









domingo, 12 de julho de 2009

DANÇA DA QUADRILHA NO ARRAIÁ DU SENAD

QUADRILHA NA ESCOLA SENADORORGANIZAÇÃO E SCRIPT: PROF. SOLANGE DA CRUZ BATTIROLATODOS EM PAR COMEÇAM A DANÇAR: Vamus dançá a quadria ocês tudo, pessoar!

Formar novamente a fila. O "cantador" da quadrilha deve anunciar os passos (em negrito):

Passeio dos Namorados:Cada um com seu par, de braços dados em fila.Olha os cumprimentos Se dividem em dois grupos, sem desfazer os casais, um grupo de frente para o outro.

Cumprimento das damas: As damas vão até o meio, dançando e segurando a saia. Quando se encontram no meio, fazem uma reverência graciosa. Enquanto isso os homens batem palmas.Anarriê : As damas voltam de costas ao seu lugar.

Cumprimento de cavalheiros: Os cavalheiros vão até o centro, batendo os pés e com as mãos para trás. Quando se encontram tiram o chapéu e se curvam.

Anarrieê: Recolocam o chapéu e voltam de costas ao seu lugar.

Caminho da roça: Os pares se desfazem, passando cada dama para frente do seu par, e continuam andando em fila. (atenção para que fique intercalado - dama, cavalheiro, dama, cavalheiro)

Olha o trem! Cada um pega na cintura da pessoa a sua frente.

Enguiçou! Param...Marcha-à-ré! Andam de costas em trem

Consertou! Seguir em frente.

Olha a chuva! Cada um coloca as mãos entrelaçadas sobre a própria cabeça.Já passou! Os cavalheiros colocam os braços para trás, as damas seguram a saia.

Olha a cobra! Todos gritam "Ui!" e pulam de assustados e vão no sentido contrário da roda.

Já foi embora! Todos gritam "Oba" e se viram - a fila volta a andar no sentido inicial.

Grande roda: Se dão as mãos e formam uma roda (atenção para que fique intercalado - dama, cavalheiro, dama, cavalheiro)

Olha o caracol! A noiva puxa a fila, sem desfazer a roda, e começa a formar uma serpentina dentro da roda, até chegar ao centro.

Desmanchar: A noiva volta e começa a desfazer, até conseguir formar a grande roda de novo.

Passeio dos Namorados: Formar os pares novamente, e andar em fila (sempre damas atrás de damas e cavalheiros atrás de cavalheiros).

Olha o Túnel!:Os noivos param e se dão as mãos no alto, por cima da cabeça, formando uma "casinha", o próximo par, passa por debaixo do túnel e forma também a "casinha" e assim sucessivamente, até todos passarem. Os noivos então desfazem a sua "casinha" passam por debaixo de todo o túnel e se dão os braços, formando o "Passeio dos namorados"; cada par então também desmonta a "casinha" passa pelo túnel e o vão desfazendo.

Hora do Baile: Os casais param e formam uma roda bem aberta.

Valsa dos noivos: Os noivos vão para o meio da roda e dançam. Viva o padre!:O padre e seu par se juntam aos noivos. Viva o xerife!: O xerife e seu par se juntam aos noivos. A dança agora é geral!: Todos valsam. Lá vem o arara! : Um cavalheiro sem par entra na roda com um cabo de vassoura e o entrega para qualquer cavalheiro da roda e dança com a dama dele. O cabo de vassoura vai sendo passado entre os cavalheiros até a valsa acabar. Cada um com seu par!

Passeio dos namorados

DespedidaVão saindo acenando, as damas com a mão (ou com um lenço), os cavalheiros com o chapéu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITE E ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO!

SOLBATT AGRADECE!