Boas-Vindas a Você, amigo(a) Visitante!

Blog SOLBATT contém relatos pedagógicos, editados pela educadora Solange da Cruz Battirola, durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, na Escola Estadual Senador Pinheiro Machado do município de São Luiz Gonzaga, bem como, registros fotográficos dos eventos em nossa Escola, alguns trabalhos e textos postados por nossos alunos(as).





Visitem e divulguem:

http://solbattsenador.blogspot.com/









Se tiver interesse em publicar seus trabalhos ou textos, escrevam um e-mail para:

solsolbat@bol.com.br






Nessa telinha de sonhos, fruto do nosso trabalho pedagógico, algumas vezes por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e, sem aviso prévio, despertam a ternura existente em nós. Pessoas especiais com quem trocamos idéias, ensinamos e aprendemos na apaixonante labuta do Ato de Educar... Cada visitante é muito especial!

Agradeço sua visita, se possível deixe um comentário e volte sempre!

Solange da Cruz Battirola









sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lei Federal nº 12.244/ 2010

Escola sem livros agora é fora da lei


Nova legislação determina que todos os colégios brasileiros disponibilizem, até 2020, uma biblioteca aos alunos

Agora é lei: todas as Escolas da rede pública e particular são obrigadas a ter bibliotecas. Sancionada pelo presidente Lula e publicada ontem no Diário Oficial da União, a Lei Federal nº 12.244/ 2010 determina que as instituições de todos os sistemas de ensino tenham um espaço com acervo de livros de, no mínimo, um título por aluno matriculado. Cada sistema deverá adaptar o acervo conforme sua realidade, além de divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas Escolares. O prazo para instalação dos espaços destinados a livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura é de dez anos. No Brasil, pouco mais de um terço (52.355) das 152.251 instituições de ensino fundamental das redes pública e privada dispõem de biblioteca, de acordo com o Censo Escolar 2009. No Distrito Federal, a situação é um pouco melhor. Das 833 Escolas públicas e particulares de ensino fundamental, 481 têm bibliotecas (58%). Dessas, 227 são públicas.

Inaugurada em agosto do ano passado, a Escola Classe 2 da Estrutural já tem uma sala reservada e decorada, mas faltam estantes para organizar o pequeno acervo e atender aos 786 estudantes. Boa parte dos 1,5 mil livros, alguns doados e outros cedidos pela Secretaria de Educação do DF (SEDF), está guardada em caixas.
Enquanto isso, o jeito é trabalhar com livros dentro de sala de aula. “Queria uma biblioteca para eu ler e estudar em silêncio”, diz o pequeno Matheus Feitosa, 8 anos. “Quando a gente precisa de uma matéria para estudar, não tem onde pesquisar”, lamenta Luís Felipe Costa, 8.

Como era de se esperar, a realidade é outra no Colégio Marista de Brasília, ensino fundamental. Para atender à demanda dos cerca de 2,8 mil alunos, o Centro de Referência da Aprendizagem, como é chamada a biblioteca, tem três andares com 37 mil livros para todas as idades, 25 computadores, cabines para estudo individual e para grupos, sala de vídeo, videoteca, mapoteca, além de um bibliotecário e seis assistentes para gerir tudo isso. As colegas Juliana Barros e Marcelle Borges, 13 anos, sempre frequentam o espaço. Juliana destaca a quantidade de recursos para ajudar em trabalhos e deveres de casa. Marcelle gosta do silêncio.

Na avaliação de Marcelo Soares, diretor de políticas de formação, materiais didáticos e tecnologias para Educação básica do Ministério da Educação, a biblioteca é essencial para o desenvolvimento cultural e intelectual de crianças e jovens, além de servir para aprimorar o gosto pela leitura e pesquisa. Ele destaca, no entanto, que várias pesquisas têm demonstrado que só a existência do espaço físico não é suficiente. E admite que há muito o que aprimorar, como ampliação e atualização do acervo, melhoria da infraestrutura, mobiliário e formação de profissionais que atenderão o público. “Mas o primeiro passo é as bibliotecas existirem. Quando isso acontecer, é preciso que tenham condições de fazer com que o aspecto qualitativo também vá se aprimorando.”

“Se não houver um programa pedagógico e uma estrutura adequada, não adianta”, alerta o bibliotecário Luiz Antônio Gonçalves da Silva. “As bibliotecas são sempre relegadas a segundo plano, falta pessoal habilitado. É um local onde ficam professores e funcionários com problemas de saúde ou de adaptação. Se isso permanecer, não adianta.”



Prof. Solange da Cruz Battirolahttp://solbatt.blogspot.com/

Um comentário:

  1. GOSTEI E PRETENDO PARTICIPAR ATIVAMENTE.
    SOU PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMBITUBA, MEMBRO COMO REPRESENTANTE DA SECRET. EDUC. ESTADUAL.
    SOU UM LUTADOR PELA EDUCAÇÃO E ACREDITO QUE COMO PODEMOS E DEVEMOS FAZER A DIFERENÇA. UM MUNDO MELHOR PARA NOSSOS DESCENDENTES E SEUS AMIGOS PASSA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
    PARABÉNS POR ESTE ESPAÇO.
    POR FAVOR, INDIQUE LEGISLAÇÃO QUE ME ASSEGURE DISPENSA DO TRABALHO EM MINHA ESCOLA PARA REALIZAR ATIVIDADES DE CONSELHEIRO, VISTO QUE FALTA JUSTIFICADA NÃO CONDIZ COM A OCORRÊNCIA, SE ESTOU A TRABALHO, REPRESENTANDO O PRÓPRIO ESTADO DE SANTA CATARINA. SE ESTOU A TRABALHO, COMO POSSO RECEBER FALTA, MESMO JUSTIFICADA ?
    OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE. CONTE COMIGO. SEMPRE.
    SOU ASSISTENTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO NA EEB ANDRÉ A DE SOUZA. SOU POUCO ACIONADO NAS MINHAS FUNÇÕES. TRABALHO NA BIBLIOTECA. SOU ISOLADO E PERSEGUIDO PELA DIRETORA. ENSINO XADREZ AOS ALUNOS NAS HORAS DISPONÍVEIS. ISTO TEM REFLETIDO MUITO EM SUA APRENDIZAGEM. MAS A DIRETORA TENTA PROIBIR TUDO QUE FAÇO, MESMO QUE SEJA BENÉFICO À EDUCAÇÃO. SOCORRO. AJUDEM.

    ResponderExcluir

APROVEITE E ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO!

SOLBATT AGRADECE!