Boas-Vindas a Você, amigo(a) Visitante!

Blog SOLBATT contém relatos pedagógicos, editados pela educadora Solange da Cruz Battirola, durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, na Escola Estadual Senador Pinheiro Machado do município de São Luiz Gonzaga, bem como, registros fotográficos dos eventos em nossa Escola, alguns trabalhos e textos postados por nossos alunos(as).





Visitem e divulguem:

http://solbattsenador.blogspot.com/









Se tiver interesse em publicar seus trabalhos ou textos, escrevam um e-mail para:

solsolbat@bol.com.br






Nessa telinha de sonhos, fruto do nosso trabalho pedagógico, algumas vezes por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e, sem aviso prévio, despertam a ternura existente em nós. Pessoas especiais com quem trocamos idéias, ensinamos e aprendemos na apaixonante labuta do Ato de Educar... Cada visitante é muito especial!

Agradeço sua visita, se possível deixe um comentário e volte sempre!

Solange da Cruz Battirola









sábado, 13 de março de 2010

POESIA e JORNAL - com ArtesSolbatt

Poesia e Jornal

Poesia nos melhora como pessoas. Poesia é difícil de ser encontrada a toda a hora na escola. Poesia combina com leitura de jornal. Até porque há poetas que escrevem em jornais. Por que, então, não se aproveitar o momento em que se faz um trabalho pedagógico com a presença de veículos noticiosos na escola e se fazer leitura de poesia, em acréscimo (Ah, que maravilhoso acréscimo!!) ao que já pretendemos desenvolver junto a nossos alunos???

Uma poesia como a que o Prosa e Verso do último dia 7 de março publicou, dá gosto de se ler e se discutir em sala. A poesia "HÁ UMA CERTA HORA" é de Affonso Romano de Sant'Anna, grande poeta brasileiro e trata, inclusive, explicitamente, das notícias de jornal... Vamos a ela:



Há uma certa hora

Há uma certa hora em que a casa é um navio prestes a desatar-se do cais da noite para o mar do dia.

É que amanhece. E as paredes e objetos do quarto, os quadros,cadeiras e cortinas (paradas embora) parecem ondear na enseada da sala.

Os corpos e lençóis se movem como velas num lento ritual e as pálpebras e os músculos retomam a memória ancorada na véspera.

Há uma certa hora em que o dia iniciado ainda não se inaugurou. Tudo é possibilidade. As notícias ainda não o mutilaram. Tudo é um silêncio promissor.

É hora de entre espelhos, cremes e quimeras escolher a roupa com que vestir a manhã, hora de recolher o afeto enrodilhado do cão na cama ou na poltrona, abrir o jornal e ver o sangue da véspera e a esperança nas entrelinhas das colunas que sustentam as perplexidades de mais um dia.

Não se foi (ainda) ao escritório,ao mercado, ao banco, à escola. O dia é um veículo estacionado na garagem ou na esquina.O terrorista não pôs (ainda) em marcha a sua sanha, o traficante não repassou a droga, e engatilhada repousa (ainda) a bala perdida. A engrenagem da bolsa- do pânico à euforia - (ainda) não nos triturou.

O dia é um alvo à espera do atirador. Ainda não se teve a tonteira, o enfarto, o contrato não foi rompido, nada sabemos daquele telefonema, do recém-nascido, do atropelado, da mulher que agora beija o marido mas às quatro da tarde - feliz - gozará com o amante em completa doação.

Há uma hora em que o dia ainda não se inaugurou: momento absoluto que antecede tudo.

De repente, a engrenagem se movimenta e os barcos se lançam ao mar, desfaz-se a calmaria.

Só há duas alternativas:- naufrágio ou travessia.

Poema do livro "Vestigios" (Ed. Rocco), a ser lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio.


Prof. Solange da Cruz Battirola
http://solbatt.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITE E ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO!

SOLBATT AGRADECE!