Boas-Vindas a Você, amigo(a) Visitante!

Blog SOLBATT contém relatos pedagógicos, editados pela educadora Solange da Cruz Battirola, durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, na Escola Estadual Senador Pinheiro Machado do município de São Luiz Gonzaga, bem como, registros fotográficos dos eventos em nossa Escola, alguns trabalhos e textos postados por nossos alunos(as).





Visitem e divulguem:

http://solbattsenador.blogspot.com/









Se tiver interesse em publicar seus trabalhos ou textos, escrevam um e-mail para:

solsolbat@bol.com.br






Nessa telinha de sonhos, fruto do nosso trabalho pedagógico, algumas vezes por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e, sem aviso prévio, despertam a ternura existente em nós. Pessoas especiais com quem trocamos idéias, ensinamos e aprendemos na apaixonante labuta do Ato de Educar... Cada visitante é muito especial!

Agradeço sua visita, se possível deixe um comentário e volte sempre!

Solange da Cruz Battirola









terça-feira, 3 de novembro de 2009

TRABALHO VIRTUAL: Quem sou? De onde venho?

Auto – retrato
Extraído do livro: IDENTIDADE CULTURAL DO BRASIL, autores Julieta de Andrade – Luiz Fernando de Andrade Soares e Roberto Huck (versão adaptada).
Quem sou? De onde venho?
Meu nome completo é ...................................................................................Mas os mais íntimos me chamam pelo apelido, dado por...................porque..........................
Nasci na cidade de ....................................................................,no estado de...............................................no país chamado.........................no dia....do mês de ..............................do ano de ....................
Quem escolheu o meu nome foi........................., pela seguinte razão.......................................................se eu tivesse escolhido meu próprio nome, gostaria de me chamar.......................................
Meu pai chama-se.........................................................................................ele nsceu no ano de ..........................., na cidade de ................................, no estado de......................., no país chamado........... Ele estudou até ........................................A sua profissão é.....................................
Minha mãe chama-se...........................................Ela nasceu no ano de......, na cidade de .................., no estado de ................................, no país chamado................... sua escolaridade é ....................................Sua profissão é........................
Estudei até......................,minha vocação é..................................., minha profissão será................................................, meu maior sonho é..............................................
Meu endereço ciompleto é........................................................., número da minha casa é............., o meu bairro é..............................
Meus avós paternos chama-se................................................................................e................................................................................
Meus avós maternos chamam-se....................................................e.............................
A família de meu pai é oriunda de...............e de minha mãe...........................
Os traços mais característicos de meus avós eram..................................
Contam ou contaram-me a respeito de meus avós e bisavós............................................................................................
O parente que exerceu maior influência em minha personalidade cultural foi................................................ e seus gestos mais marcantes são............................

USOS E COSTUMES (gravidez e nascimetno)
Quando minha mãe me esperava, houve cuidados de sua parte para que tudo ocorresse bem. Houve fatos marcantes, comportamentos diferentes, expectativas...
Quando nasci foi assim..............................................
Como foi festejado por minha família o meu nascimento?...............
Possuo ainda hoje, algo que tenha ganhado quando era bebê?
Fui batizado, tendo como padrinho.......................................e madrinha...................................São costumes de minha família em relação a nascimentos e batizados............................................

INFÃNCIA
O MUNDO ENCANTADO DE MINHA INFANCIA ERA ASSIM............
Eu morava na cidade de ..............., numa casa tipo.............e tinha............... irmãos, seus nomes..................
A BRINCADEIRA DE RODA QUE EU GOSTAVA DE CANTAR ERA MAIS OU MENOS ASSIM............
MEUS LUGARES PREDILETOS PARA PASSEAR ERAM............................
A história que eu mais gostava de ouvir era...............
Com minha turminha os jogos mais freqüentes eram......
Brincávamos assim.......



Copie
Cole no World
depois envie para ser publicado através do e-mail:
escsenador2009.solbatt@blogger.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITE E ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO!

SOLBATT AGRADECE!